A IMPORTÂNCIA DE HIGIENIZAR OS ALIMENTOS

Ambientes poluídos, lixo não tratado, esgoto, animais, observar as condições embalagens e ambientes sem conservação produzem bactérias e vírus que podem contaminar alimentos, inclusive a água, causando infecções graves como salmonelose, hepatite A e botulismo.


É BOM SABER
Alimento com aparência, cheiro e gosto normais também pode estar estragado e provocar doenças. É importante observar as condições em que o alimento foi produzido, transportado e conservado.

SALMONELOSE

A salmonelose é uma doença infecciosa que causa diarréia, dor de barriga e febre, provocada pela bactéria Salmonella.
Essa bactéria é encontrada nas fezes de animais e transmitida ao consumidor durante o manuseio dos alimentos.
Carne de boi, galinha, ovos e leite são as fontes mais comuns da bactéria. Entretanto, todos os alimentos podem ser contaminados quando em contato com a fonte de contaminação. Por isso, na hora de preparar os alimentos, devemos lavá-los bem com água limpa e sabão. As mãos e os utensílios também devem ser bem lavados para prevenir a salmonelose.

HEPATITE A

A hepatite A é uma doença causada pelo vírus Hepatite A, que produz inflamação do fígado. A contaminação pode ocorrer no contato entre as pessoas, através da ingestão de água e de alimentos, como frutos do mar (mariscos).
Para evitar a contaminação, os alimentos devem ser lavados com água limpa e bem cozidos. Os alimentos do mar devem ser pescados em águas sem poluição e vendidos em boas condições de higiene. A água de beber deve ser filtrada ou fervida.

BOTULISMO

O botulismo é uma infecção causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos enlatados contaminados e malconservados.
Em vez de atacar o intestino, como a Salmonella, o botulismo ataca o sistema nervoso, provocando paralisia muscular.
Na hora de comprar um alimento em lata, devemos evitar tampa estufada, enferrujada, amassada. Se a lata estiver amassada, o alimento pode estar contaminado pelo metal interno que se solta da lata. Se estiver estufada, o conteúdo pode estar contaminado por bactérias.

É BOM SABER

Conhecidos como os filtros de água contaminada, os mariscos podem concentrar vírus e toxinas. Por isso, não devemos consumir mariscos crus.

Post a Comment